Abraçe o seu melhor!

  • AULAS SEMANAIS DE CONVIVÊNCIA ÉTICA

  • SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS

  • PLANO INSTITUCIONAL ANTIBULLYING E ANTIRRACISTA

  • MÉTODO DE PREOCUPAÇÃO COMPARTILHADA

  • CÍRCULOS RESTAURATIVOS

  • FORMAÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES

Um portal para a educação em valores!

Um programa focado nos estudantes e na melhoria constante da convivência no ambiente escolar.

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Aulas semanais de Convivência Ética para os alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, o que tem por objetivo fortalecer a cooperação entre os estudantes e com os adultos e discutir sobre valores como justiça, respeito, solidariedade e tolerância, indispensáveis a uma boa convivência. As aulas propiciam momentos para as assembleias de classe como um meio para sedimentar a prática de discussões democráticas e participativas sobre temas relativos à convivência; cria estratégias, junto aos estudantes, no combate ao bullying, cyberbullying e demais práticas violentas; propicia o debate para reflexões coletivas (através dos temas de aula, literatura, dilemas morais etc.), o que possibilita o desenvolvimento do discernimento e do respeito à opinião do outro;

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Sistema de “Apoio entre Iguais” (as Equipes de Ajuda): são grupos que estimulam o protagonismo juvenil, formados pelos próprios estudantes, que atuam na escola para que a convivência seja mais positiva entre seus pares, com intervenções antibullying e contra outras práticas violentas. Os estudantes recebem formação para identificar e atuar nos problemas de seus pares, oferecendo apoio, escuta, acolhimento e auxiliando na superação das dificuldades;

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“Plano Institucional Antibullying e Antirracista”, estruturado para atuar de maneira intencional e sistematizada para que, em nossa comunidade escolar (gestores, professores e estudantes), refletir sobre os valores morais que tanto desejamos seja uma prática formativa e uma realidade cotidiana.

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Para ações específicas em casos de intimidação entre pares temos o “Método de Preocupação Compartilhada”, que conta com protocolos de atuação para os casos de bullying, cyberbullying e demais práticas violentas;

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“Círculos Restaurativos” com aplicação de sanções por reciprocidade e a ampliação da interação da gestão escolar com o restante da Rede de Proteção;

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Formação de seus professores e gestores com intuito de refletir sobre as questões que envolvem a formação moral e ética da criança e do adolescente, bem como as estratégias de intervenção e de prevenção aos problemas de convivência enfrentados nas instituições a fim de que se possa construir um ambiente cooperativo;

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